Governo do Estado assina Termo de Cooperação na área de segurança com o município de São Miguel dos Campos




Policiamento ostensivo é um dos principais pontos do Termo



Cumprindo uma de suas promessas de campanha para com o município de São Miguel dos Campos, o governador Teotônio Vilela assinou o primeiro Termo de Acordo de Cooperação Técnica com o município.

O acordo foi publicado no Diário Oficial do Estado de Alagoas na última quarta-feira, 02.

O Termo trás, entre outros, alguns pontos primordiais para a segurança do município, “a parceria de forma integrada entre a Guarda Municipal e a Polícia Militar, como também o policiamento ostensivo, são pontos de suma importância”, destaca Walmore Tenório, secretário de Segurança Urbana de São Miguel dos Campos.

O Termo vai proporcionar a GM o uso de arma de fogo, “uma primeira turma de 50 homens será submetida a um curso de formação que terá duração de 3 meses”, esclarece o secretário, que explica ainda que neste curso os gms sejam analisados em vários itens, “os guardas passaram por testes psicológicos, psicotécnicos, curso de polícia comunitária e o mais importantes deles que é o do uso progressivo da força”.

Após a formação a Guarda terá, através do Ministério da Justiça, o poder de polícia municipal e poderá portar arma de fogo.

Ainda segundo Tenório a assinatura do Termo pelo Governo do Estado possibilitara ao município a criação agilizar a criação do Conselho Municipal de Segurança, “um dos principais objetivos do conselho aproximar a sociedade da polícia”, esclarece.

“Esse termo é de grande importância para o município, já que irá refletir diretamente em nossa segurança”, enfatiza a prefeita Rosiane Santos, que fez questão de parabenizar a Guarda Municipal e Associação dos Guardas de São Miguel (AGM), “a assinatura desse Termo prova a importância que o governo municipal tem dado a Guarda como também valoriza o trabalho e a parceria entre o Governo do Estado e nosso município”, conclui a prefeita.

O acordo vai garantir ainda a implantação de ações integradas de programas e projetos de políticas pública na área de segurança, “são políticas voltadas à prevenção, controle e repressão a violência e criminalidade”, complementa o secretário, que concluiu agradecendo o empenho de cada guarda municipal e lembrando que tudo que vem sendo feito tem como principal objetivo garantir a segurança do cidadão miguelense.

alagoasweb.com

Compartilhe
Notícias Anterior
Próxima Notícias