É HORA DE MUDAR O RUMO



É hora de mudar o rumo: Guarda Municipal como opção de segurança pública
A cada dia que passa, temos mais certeza de que precisamos estar engajados na luta contra a violência. Os  exemplos  (maus exemplos) se  multiplicam e nos vemos à mercê de criminosos cada   vez   mais   audaciosos.  A   respeitada  revista  inglesa  The   Economist,  publicou  uma devastadora  matéria  que  classifica  Alagoas  como a capital brasileira do crime, chama seus políticos de fracos e a polícia local de corrupta e de só querer saber “estar em greve”.
As palavras são duríssimas, e além das críticas, a revista aponta a desigualdade, a corrupção e as dívidas do Estado como causas para este quadro.
É claro que não se pode lateralizar a luta dos policiais por melhores condições de trabalho. Há de  se  também reafirmar e cobrar a falta de comprometimento do poder público para com os servidores da área da segurança.
Como a própria reportagem da revista escancara, a taxa de assassinatos do Brasil praticamente não  se  moveu  durante  a  última  década,  em  cerca  de  26  por  100.000. Mas a geografia do crime mudou, e para irmos de encontro a ela é preciso reconhecer a necessidade de uma nova força  policial  que   deveria  estar  em  prática  com a utilização das Guardas Municipais. Um exemplo  plausível  e  bem-sucedido  é  a  policia  comunitária, onde  PM’s  e  Gm’s   atuam  em parceria pelo combate mais humanizado à criminalidade.Outro trecho importante de ser citado, colocado na matéria, diz respeito à fraqueza do governo endividado e sem forças. Não teria chegado a hora da mudança. De vermos o governo admitir suas falhas e lançar mão de uma perspectiva inovadora e, o mais importante, realista?
É hora de as Guardas Municipais trabalhar pelo bem-estar da sociedade e não podemos fraquejar diante dos obstáculos.Confira a matéria da revista, na íntegra, no link
http://cadaminuto.com.br/noticia/2011/06/10/revista-americana-diz-que-alagoas-e-capital-do-crime-com-sua-policia-corrupta

Escrito por charles sanches às 15h10

Compartilhe
Notícias Anterior
Próxima Notícias