Quarta Base Integrada da Guarda Municipal de Niterói (RJ) e PM começa a funcionar na Região Oceânica


A Região Oceânica de Niterói recebeu na manhã deste sábado (20) a quarta Base Integrada da Guarda Municipal e Polícia Militar que está funcionando no trevo de Piratininga. A antiga cabine da PM foi reformada pela prefeitura como apoio as estratégias do município nas ações de segurança implantadas pelo governo do estado na cidade. O secretário de Ordem Pública de Niterói Marcus Jardim, confirmou que até o final do mês de julho o bairro do Fonseca será o próximo a receber a unidade de segurança.

Niterói é o único município do estado a contar com este tipo de ação integrada. As outras três unidades da Base Integrada funcionam em Icaraí, São Francisco e Largo do Marrão. A exemplo dos outros locais, a base da Região Oceânica funcionará em plantão de 24 horas, com esquema de revezamento entre a Guarda Municipal e Polícia Militar. “As bases são o resultado de uma integração importante para a cidade. O prefeito está apoiando todas as ações do estado e do governo federal no município. No caso da Região Oceânica o local é estratégico até mesmo para se for necessário parar o trânsito e fazer cerco para algum tipo de ação da polícia. A Prefeitura de Niterói está atuando em várias frentes. Pela primeira vez uma administração municipal enfrenta junto com o estado a busca de soluções. Atua como um todo na cidade, mas também buscando soluções para ajudar no problema da violência “ enfatizou o vice-prefeito Axel Grael.

Segundo a secretária executiva Maria Célia Vasconcellos, as bases integradas são de estruturas pequenas mas tem um papel importante nas localidades instaladas.

“ Estamos vendo resultados positivos da integração em todos os pontos das bases. Já temos ações mais rápidas nos locais das bases. Temos que avançar. Nosso tempo é limitado e não podemos parar. Temos certeza que estamos trabalhando para uma cidade melhor “ disse Maria Célia Vasconcellos secretária executiva de Niterói. Região Oceânica ganhará também Inspetoria da Guarda Municipal

O secretário de Ordem Pública, Marcus Jardim, confirmou que no segundo semestre deste ano a Região Oceânica ganhará ainda a 5º Inspetoria da Guarda Municipal que funcionará na localidade de Campo Belo, próximo à Avenida Central. Segundo ele, a região necessita também de uma outra base que de também apoio a ações de ordenamentos.

“A prefeitura de Niterói está atuando com um somatório de esforços abrindo frente em vários bairros da cidade não somente em apoio a questão da segurança. É a primeira vez que o município tem ações deste porte. Em nenhum momento o governo municipal fugiu de suas responsabilidades em várias áreas e atua firmemente para apoiar as ações do estado na segurança da cidade. O Cisp (Centro Integrado de Monitoramento) também será uma realidade que junto com todas as ações da prefeitura trará uma nova era para Niterói", explicou Marcus Jardim.

Viaturas da Polícia Militar terão como base o Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp)

O comandante do 12 Batalhão de Polícia Militar coronel Gilson Chagas afirmou durante a entrega da Base Integrada da Guarda Municipal e Polícia militar que as viaturas da Polícia Militar terão como Base de saída o Centro Integrado de Segurança Pública com o objetivo de chegar mais rápido aos locais e atender as demandas da região. Gilson Chagas elogiou e agradeceu o empenho da prefeitura de Niterói com o apoio que vem sendo dado para equacionar os problemas de segurança na cidade.

“É a primeira vez que um governo municipal, na cidade atua de uma forma tão positiva e tão firme para ajudar o estado e a polícia militar. Estamos comprovando isso com as Bases Integradas e Companhias Destacadas no Morro do Palácio, Lagoinha, Fonseca, Morro do Estado e Badu. Todas funcionando graças à prefeitura. Essas unidades estão sendo fundamentais para ajudar a diminuir os índices de criminalidade na cidade. O Cisp também será um empreendimento sem precedentes no estado. Temos certeza que a integração da prefeitura com a PM é importante como também temos certeza que é importante a participação e envolvimento do judiciário neste processo" destacou Gilson Chagas.

A implantação da Base Integrada na Região Oceânica recebeu o apoio do diretor do Sindilojas, Charbel Tauil .

“Estamos acompanhando o esforço que a Prefeitura está empreendendo para ajudar o estado. Essa Base Integrada está num importante acesso e acreditamos que será de grande muito bom para os moradores e comerciantes da região “ disse Charbel.

Morador da Região Oceânica há 32 anos o auxiliar administrativo Eduardo Rodrigues aprovou a instalação da cabine no local.

“Nós moradores esperamos que com isso ter mais tranquilidade. Ficamos otimistas com essa base e estaremos juntos torcendo para que nos ajude. Essa iniciativa é de total importância", opinou o morador.

*Com informações da prefeitura de Niteró

Compartilhe
Notícias Anterior
Próxima Notícias